-
Arquitetos: Marlene Uldschmidt
- Área: 120 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
CASA VALE DE MARGEM é uma casa de campo de um piso localizada numa zona rural do Barrocal Algarvio, uma área extremamente sensível para intervir pois parte do terreno é classificada como Zona de Proteção Agrícola. Neste sentido o estúdio desenvolveu uma estratégia de intervenção, equilibrada, harmoniosa e, sobretudo, de integração com a paisagem rural envolvente.
A Casa Vale de Margem é uma extensão de uma tradicional casa de campo portuguesa caracterizada por pequenos compartimentos e vãos encerrados. De forma a criar novos espaços amplos inundados pela luz, foi construído um corpo como elemento adicional ao existente, tirando partido a cotas superiores do espaço aberto a oeste.
A acentuada topografia estabeleceu desde logo uma estratégia, a integração do novo corpo com o terreno, criando vários níveis no interior do edifício que ligam os espaços abertos, criando um programa de lazer e contemplação que antes não existiam.
Um longo muro de contenção envolve um manto protetor em redor do novo edifício mimetizando a topografia e fazendo a transição entre terreno e construído. O edifício está separado do muro de forma a realçar a sua forte aparência, criando um espaço intimista e resguardado e reforçando o movimento em direção à vista para além do vale.
Os elementos envidraçados deslizantes formam grandes molduras, criando um elo entre os espaços interiores, de linhas contemporâneas, em contraste com as áreas exteriores de vegetação.
O muro foi construído utilizando pedra escavada durante o processo de obra. Para balançar as simples paredes brancas foram utilizados materiais como tijoleira de barro referenciando o pavimento e a cobertura da casa de campo original.